A Itália é um daqueles países que sempre aparecem na lista de desejos de qualquer viajante. E não é para menos! O país reúne tudo o que você poderia querer: uma gastronomia de dar água na boca, cidades deslumbrantes, montanhas imponentes, praias paradisíacas e sítios históricos que parecem ter saído de um livro de história. Adicione gelato artesanal e vinhos excepcionais à equação, e você tem os ingredientes perfeitos para umas férias memoráveis de 10 dias na Europa.
Se você tem 10 dias para explorar a Itália, preparei cinco roteiros incríveis que vão te ajudar a aproveitar cada minuto dessa viagem. Depois de visitar a Itália seis vezes nos últimos anos, aprendi uma coisa importante: não existe um roteiro perfeito único. Cada viajante tem seus próprios interesses, e é por isso que vou compartilhar várias opções diferentes para você escolher a que mais combina com seu estilo.
Para quem está visitando a Itália pela primeira vez, as cidades de Roma, Florença e Veneza costumam estar no topo da lista. Com 10 dias, você tem tempo suficiente para conhecer essas três joias italianas e ainda adicionar uma paradinha rápida em algum destino próximo. Mas se você procura algo diferente, tenho mais quatro sugestões incríveis nas mangas!
Por Que 10 Dias é o Tempo Ideal?
Dez dias é tempo suficiente para ter um gostinho verdadeiro do que a Itália oferece. Meu conselho? Não tente ver tudo de uma vez. A Itália é melhor apreciada em um ritmo mais tranquilo, onde você pode saborear a comida local, caminhar pelas ruas de paralelepípedo e realmente absorver a experiência completa de estar ali.
Com os roteiros que preparei, busquei encontrar o equilíbrio perfeito entre visitar várias cidades e manter um ritmo confortável o suficiente para você aproveitar cada momento sem se sentir correndo contra o tempo.
Roteiro #1: O Clássico – Roma, Florença, Cinque Terre e Veneza

Este é o roteiro clássico italiano perfeito para quem está fazendo sua primeira viagem ao país. Você vai conhecer três das cidades mais icônicas da Itália e ainda vai se encantar com a beleza costeira incomparável das Cinque Terre.
Estrutura do Roteiro
- Dias 1 e 2: Chegada e exploração de Roma
- Dias 3, 4 e 5: Florença e Toscana
- Dias 6 e 7: Cinque Terre
- Dias 8 e 9: Veneza
- Dia 10: Retorno para casa
Importante: Muitas pessoas me perguntam se dá para adicionar mais um ou dois destinos a este roteiro. Sei que é tentador querer encaixar o máximo possível, mas não recomendo. Este já é um cronograma bem cheio. Se você adicionar outra cidade, vai acabar passando a maior parte do tempo dentro de trens em vez de aproveitando a Itália de verdade. Se quiser estender a viagem, considere adicionar mais dias em Roma antes de pensar em novos destinos.
Roma: O Início Perfeito (Dias 1 e 2)

O primeiro dia em Roma pode ser desafiador, especialmente se você chegar em um voo noturno. Faça o seu melhor para se adaptar ao fuso horário, visite alguns pontos turísticos à tarde e considere ir para a cama um pouco mais cedo.
Com menos de dois dias completos em Roma, você não vai conseguir ver tudo, mas alguns lugares são absolutamente imperdíveis: o Coliseu, o Pantheon, a Galeria Borghese e um tour pelo Vaticano. Faça um passeio pela Piazza Navona e considere jantar no charmoso bairro de Trastevere.
Florença e Toscana: Arte e Paisagens (Dias 3, 4 e 5)
Pegue o trem de Roma para Florença. Esta viagem leva apenas 1h30, então se você sair cedo pela manhã, terá a maior parte do dia para explorar a cidade.
Neste roteiro, você tem três dias em Florença e Toscana. Planeje passar um dia completo em Florença para ver os principais pontos turísticos. Reserve também um dia inteiro para a Toscana. Há numerosas vilas medievais para visitar, além de Siena, um dos meus lugares favoritos na Itália.
Para o terceiro dia, você precisa decidir: mais tempo na belíssima Florença ou outro dia explorando as pequenas cidades e vinícolas da Toscana? Minha recomendação é dividir seu tempo: dois dias em Florença e um dia fazendo um passeio pela Toscana.
Uma das melhores maneiras de conhecer a Toscana é contratando um motorista particular. Isso permite que você relaxe e aprecie as paisagens e os vinhos sem se preocupar com estacionamento e navegação entre as cidades. Se você prefere ser mais independente, pode alugar um carro (foi o que eu fiz depois de uma experiência terrível com o sistema de ônibus público na Itália). Sério, não recomendo o ônibus. Em mais de uma ocasião, o ônibus simplesmente não apareceu, nos deixando presos no meio do caminho.
Cinque Terre: O Paraíso Costeiro (Dias 6 e 7)

Na manhã do dia 6, pegue o trem de Florença para as Cinque Terre. A viagem leva entre 1h30 e 3 horas para chegar às Cinque Terre, dependendo de você pegar um trem direto ou com conexão em Pisa. Você pode aproveitar algumas horas para visitar Pisa no caminho, mas estaria perdendo tempo precioso nas Cinque Terre.
As Cinque Terre são mágicas. Cinco vilas perfeitas empoleiradas ao longo da costa do Mediterrâneo, esperando para serem exploradas. Você pode passar um dia inteiro caminhando entre elas ou usar o trem local para pular de uma cidade para outra.
Veneza: O Grande Finale (Dias 8 e 9)

Pegue o trem das Cinque Terre (La Spezia) para Veneza. Não há trens diretos – a maioria faz conexão em Milão ou Florença. A viagem mais rápida leva 4 horas, mas algumas podem levar mais de 6 horas. Reserve o trem mais curto e conveniente pela manhã, para ter a tarde livre em Veneza.
Um dia em Veneza é realmente tudo o que você precisa para ver os principais destaques. Use o dia extra fazendo um passeio de barco para Murano e Burano, ou simplesmente continue passeando pelos canais.
Roteiro #2: Roma, Costa Amalfitana e Florença
Veneza e as Cinque Terre não entraram neste roteiro, mas o que você ganha em troca é uma visita à deslumbrante Costa Amalfitana, um dia na linda ilha de Capri, as ruínas de Pompeia e um dia extra em Roma.
Estrutura do Roteiro
- Dias 1, 2 e 3: Roma
- Dia 4: Sorrento e Pompeia
- Dia 5: Capri
- Dia 6: Costa Amalfitana
- Dias 7, 8 e 9: Florença e Toscana
- Dia 10: Retorno para casa
Roma Estendida (Dias 1, 2 e 3)
Neste roteiro, você tem um dia extra em Roma. Isso dá tempo de sobra para explorar a cidade com mais calma. Mesmo assim, serão três dias bem ocupados!
Pompeia e Sorrento (Dia 4)

Hoje você vai visitar Pompeia no trajeto entre Roma e Sorrento. Isso é relativamente fácil de fazer. De Roma, pegue o trem para Nápoles (70 minutos). Uma vez em Nápoles, você vai transferir para o trem Campania Express e pegá-lo até Pompeia (desça na estação Pompei Scavi).
Enquanto visita Pompeia, você pode guardar sua bagagem no depósito de bagagens na estação Pompei Scavi. Depois de conhecer as ruínas fascinantes, pegue sua bagagem e siga de trem para Sorrento.
Provavelmente você chegará no meio ou final da tarde. Depois de fazer check-in no hotel (sua base por 3 noites), passeie pela marina, jante e experimente o limoncello – é delicioso!
Capri: A Ilha dos Sonhos (Dia 5)
Capri fica a apenas 20 minutos de barco de Sorrento. Uma vez em Capri, faça um passeio de barco ao redor da ilha, aprecie a vista de tirar o fôlego do Monte Solaro e explore as cidades de Capri e Anacapri. Você pode até fazer trilhas se quiser. Para mais informações, leia nosso artigo sobre como planejar um dia perfeito em Capri.
Costa Amalfitana (Dia 6)

De Sorrento, faça um passeio de um dia pela Costa Amalfitana. Esta é descrita como uma das estradas mais cênicas do mundo. Ao longo do caminho, visite as cidades de Positano, Amalfi e Ravello.
A melhor maneira de se locomover é por motorista particular, ferry ou barco, seja em um tour em grupo pequeno ou barco privado. Estacionar pode ser um pesadelo (evite dirigir pela Costa Amalfitana durante a alta temporada) e usar o sistema de ônibus público pode ser terrível (já passei por isso e foi uma experiência miserável).
Florença e Toscana (Dias 7, 8 e 9)
A manhã do dia 7 será gasta viajando de Sorrento para Florença. Você pode pegar o trem Campania Express ou contratar um motorista particular até a estação de trem de Nápoles (Napoli Centrale). De Nápoles, é uma viagem de trem de 3 horas até Florença. É uma jornada linda, especialmente a última hora, quando você viaja pela Toscana.
Divida seu tempo entre Florença e as vilas medievais da Toscana. Passe dois dias em Florença e um dia para uma excursão pela Toscana.
Roteiro #3: Norte da Itália
Este roteiro pelo norte da Itália é perfeito para quem está fazendo sua segunda ou terceira visita ao país, para quem ama fazer trilhas ou esquiar, e para quem quer fazer mais do que apenas visitar algumas cidades.
Neste roteiro, você visitará algumas das cidades mais populares da Itália, incluindo Veneza, Milão e Verona. Mas a melhor parte, na minha opinião, é o tempo que você passa nas Dolomitas – um dos lugares mais bonitos para visitar na Europa, e você não precisa ser um grande montanhista para aproveitar.
O roteiro termina com uma visita rápida a Bellagio e ao Lago de Como, outro lugar deslumbrante na Itália.
Melhor Época para Este Roteiro
Este roteiro funciona melhor de junho a setembro, quando as trilhas estão abertas. Se você prefere esquiar, planeje sua visita de dezembro a março. A pior época para fazer este roteiro é em abril, maio e novembro, quando a área está em transição entre destino de trilhas e de esqui, e muitas trilhas estarão fechadas para ambas as atividades.
Estrutura do Roteiro
- Dias 1 e 2: Veneza
- Dias 3, 4, 5 e 6: Dolomitas
- Dia 7: Verona
- Dia 8: Milão
- Dia 9: Lago de Como e Bellagio
- Dia 10: Retorno para casa
Dolomitas: O Paraíso dos Montanhistas (Dias 3 a 6)

As Dolomitas são um dos melhores lugares para visitar na Itália se você gosta de fazer trilhas. Com quatro dias nas Dolomitas, você tem tempo de sobra para fazer as melhores trilhas, visitar os lagos encantadores, pegar teleféricos até o alto das montanhas para refeições extraordinárias e fazer passeios cênicos pelas passagens de montanha.
A melhor maneira de explorar as Dolomitas é de carro. Mas se fazer trilhas não é sua praia, não se preocupe. Você ainda pode ver e fazer muita coisa nas Dolomitas, e pode aprender mais em nosso artigo Melhores Coisas para Fazer nas Dolomitas com pouca ou nenhuma trilha.
Algumas das minhas experiências favoritas nas Dolomitas incluem fazer a trilha do Tre Cime di Lavaredo Loop, almoçar com vista do Rifugio Nuvolau e fazer a trilha Croda da Lago Circuit.
Verona: A Cidade de Romeu e Julieta (Dia 7)
Neste roteiro, passe um dia e uma noite na encantadora Verona. No trajeto das Dolomitas para Verona, você também tem a opção de adicionar uma visita ao Santuário Madonna della Corona, uma igreja linda que literalmente se agarra a um penhasco rochoso.
Passe a tarde passeando pelas ruas de Verona. Para uma lista completa de coisas para fazer, confira nosso guia O Que Fazer em Verona, mas os principais pontos turísticos incluem a Piazza Bra, a Arena de Verona, a Ponte Pietra, a Torre dei Lamberti e a Casa de Julieta. Uma tarde é tempo suficiente para ver esses lugares.
Milão: Moda e Arte (Dia 8)
Em uma visita rápida a Milão, os destaques incluem visitar o Duomo (caminhar no telhado é uma experiência incrível), ver “A Última Ceia” de Da Vinci e visitar a Galleria Vittorio Emanuele II.
Para detalhes completos de como planejar seu dia, além de sugestões sobre como visitar o Duomo e ver “A Última Ceia”, consulte nosso Roteiro de Um Dia em Milão.
Lago de Como (Dia 9)
O Lago de Como é um destino popular para passeios de um dia saindo de Milão. Você pode fazer um bate-volta para o Lago de Como, passando uma segunda noite em Milão, ou pode viajar para o Lago de Como e passar a noite em Bellagio ou Varenna.
De Milão, viaje para o Lago de Como de trem ou carro alugado. Uma vez na área de Bellagio, Varenna e Menaggio, você se locomoverá de ferry, que circula com frequência e não demora muito para ir de uma cidade para outra.
Passe várias horas tanto em Bellagio quanto em Varenna e considere fazer um pequeno cruzeiro para ver as vilas que pontilham a costa do Lago de Como.
Roteiro #4: Sul da Itália
Este roteiro pelo sul da Itália inclui alguns dos lugares mais populares para visitar, bem como algumas joias escondidas que podem se tornar as memórias mais especiais da sua viagem.
Passe seus primeiros dias na Costa Amalfitana, visitando Sorrento, Capri, Pompeia e várias cidades da Costa Amalfitana. De lá, visite Castelmezzano e Pietrapertosa – você pode nunca ter ouvido falar dessas cidades antes, mas elas podem se tornar um dos lugares mais memoráveis que você visita neste roteiro. Os aventureiros vão adorar fazer tirolesa de uma cidade para a outra!
De Castelmezzano, viaje para a fotogênica Matera e depois para Alberobello, uma cidade que parece ter saído das páginas de um conto de fadas. Termine sua viagem visitando mais algumas cidades em Puglia antes de voltar para casa.
Melhor Época para Este Roteiro
Este roteiro funciona melhor de meados de abril a outubro, quando os hotéis e restaurantes nas cidades costeiras da Costa Amalfitana e Puglia estão abertos, as balsas estão funcionando e os passeios de barco estão sendo oferecidos.
Para este roteiro, você precisará alugar um carro. É desafiador se locomover pela Basilicata e Puglia sem carro, já que o transporte público é limitado nesta parte da Itália.
Estrutura do Roteiro
- Dia 1: Chegada a Sorrento e Costa Amalfitana
- Dia 2: Pompeia e Sorrento
- Dia 3: Passeio pela Costa Amalfitana
- Dia 4: Capri
- Dia 5: Paestum e Castelmezzano
- Dia 6: Castelmezzano e Matera
- Dia 7: Matera
- Dia 8: Alberobello
- Dia 9: Passeio por Puglia saindo de Alberobello
- Dia 10: Retorno para casa
Castelmezzano e Pietrapertosa (Dias 5 e 6)
No dia 5, visite Paestum, que fica ao sul da Costa Amalfitana. Lar de três templos gregos antigos que datam de 450 a.C., este Patrimônio Mundial da UNESCO é frequentemente um destino negligenciado na Itália.
Após sua visita, dirija para o leste até Castelmezzano (cerca de 2 horas de carro) e acomode-se em seu hotel. No dia seguinte, explore Castelmezzano e Pietrapertosa, duas pequenas vilas que ficam lado a lado na Basilicata. Ambas são lindas de visitar e divertidas de explorar. Mas o que as torna ainda mais emocionantes é o fato de você poder ir de uma para a outra em uma tirolesa!
Já fiz tirolesa várias vezes ao redor do mundo e esta é muito boa! Esta tirolesa, também chamada de Volo dell’Angelo (o Voo do Anjo), é uma das experiências mais emocionantes do sul da Itália.
Matera: A Cidade das Cavernas (Dia 7)
Neste roteiro, você tem um dia completo em Matera. Visite a Igreja Rupestre, explore o Parque Murgia Materana, aprenda história em uma casa-caverna, passeie pelas ruas pitorescas e almoce e jante em um dos muitos restaurantes fabulosos de Matera. Confira a lista completa em nosso artigo Melhores Coisas para Fazer em Matera.
Alberobello: A Cidade dos Trulli (Dia 8)
Pela manhã, dirija até Alberobello, uma cidade famosa por seus trulli (pequenas construções redondas com telhados cônicos feitos de pedra). Passe seu tempo visitando as duas seções de Alberobello, Rione Monti e Rione Aia Piccola, faça umas comprinhas, visite vários terraços para ter vistas da cidade e faça uma refeição deliciosa.
Explorando Puglia (Dia 9)
Hoje você fará um passeio para cidades próximas a Alberobello. Escolha entre Polignano a Mare, Ostuni, Locorotondo e Cisternino. Termine o dia com um jantar em Alberobello.
Roteiro #5: Fora do Óbvio
Para aqueles que não se importam em pular algumas das cidades mais populares, este roteiro italiano inclui vários destinos maravilhosos fora do roteiro turístico tradicional. Adoro este roteiro porque inclui alguns dos meus lugares favoritos na Itália. Você até vai explorar uma joia escondida da Europa: San Marino.
Para este roteiro italiano, você precisará alugar um carro. Você pode pegá-lo no dia 1 no aeroporto de Veneza ou na manhã do dia 3 antes de sair de Veneza.
Melhor Época para Este Roteiro
Este roteiro funciona melhor de junho ao início de outubro (para trilhas nas Dolomitas) ou de dezembro a março (quando as Dolomitas se tornam um destino de esqui). É bom saber que entre meados de abril e final de maio e meados de setembro a meados de dezembro, muitos teleféricos e teleféricos fecham nas Dolomitas para manutenção.
Estrutura do Roteiro
- Dias 1 e 2: Veneza
- Dias 3 e 4: Dolomitas
- Dia 5: Verona
- Dia 6: San Marino
- Dia 7: Florença
- Dias 8 e 9: Toscana
- Dia 10: Retorno para casa
San Marino: A Joia Escondida (Dia 6)
Pela manhã, dirija até San Marino (3 horas, principalmente pela rodovia). Você terá o resto do dia para explorar este destino lindo e subestimado na Europa. San Marino é um dos menores países do mundo e está completamente cercado pela Itália. É um lugar fascinante para visitar!
Florença e Toscana (Dias 7, 8 e 9)
Como você tem um carro, pode escolher onde quer ficar na Toscana. Você pode escolher Florença, Siena ou qualquer uma das vilas toscanas, como Montepulciano, Pienza ou San Gimignano, só para citar algumas. Ou até ficar em uma vila por três noites. Tudo depende do tipo de experiência que você quer ter.
Se Você Tiver Mais Tempo
Cada um dos roteiros listados acima são roteiros de 10 dias. Com apenas 10 dias na Itália, é tentador encaixar o máximo de destinos possível. Mas às vezes a melhor experiência é ir mais devagar e visitar menos cidades.
Se você tiver sorte de ter mais de dez dias, considere adicionar mais tempo a qualquer um dos destinos listados neste roteiro, em vez de adicionar uma visita rápida a outra cidade. Sei que é tentador tentar ver o máximo possível, mas suas férias podem ser mais agradáveis se você desacelerar um pouco.
Se você tiver 14 dias, pode visitar Roma, Florença, Veneza, a Costa Amalfitana e as Cinque Terre. Aprenda como fazer isso em nosso Roteiro de 14 Dias na Itália.
Como se Locomover pela Itália
Para esses roteiros, você se locomoverá de carro alugado e/ou trem. Para informações sobre aluguel de carros, incluindo taxas de aluguel, taxas de devolução em local diferente e coisas para saber com antecedência, dê uma olhada em nosso artigo Coisas Importantes para Saber Antes de Alugar um Carro na Europa.
Para verificar horários de trens e reservar seus trens online, o Italiarail.com é o site mais fácil de usar. Apenas esteja ciente de que eles cobram uma taxa de reserva de €5 para usar o site. Você pode evitar a taxa de €5 usando o Trenitalia.com, mas este site é mais difícil de usar.
Custos Médios de Viagem para a Itália
Aqui estão alguns custos estimados por pessoa para a maioria dos destinos na Itália (o sul da Itália, como Puglia, tende a ser mais barato). Todos os preços estão em dólares americanos. Estas são médias, então você pode ver preços mais altos no centro da cidade de Roma ou na Costa Amalfitana na alta temporada, ou preços mais baratos na Toscana durante a baixa temporada.
- Hotel Econômico (quarto duplo com duas pessoas): $50 – $150
- Hotel Médio (quarto duplo com duas pessoas): $150 – $350
- Hotel de Luxo (quarto duplo com duas pessoas): $350+
Viagem de Trem: Para viajar de cidade em cidade, as tarifas de trem variam de $15 a $60, dependendo da distância percorrida e da velocidade do trem. Os trens regionais podem levar o dobro do tempo para cobrir a mesma distância que um trem de alta velocidade e custam metade do preço, mas você estará sacrificando tempo de passeio. Acho que é melhor cortar custos ficando em um hotel mais barato ou comendo menos fora, para que você possa pegar o trem mais rápido e ter mais tempo explorando a cidade.
Refeições: As refeições custam de $10 a $30 por prato, dependendo do restaurante. Para economizar, fique em um hotel que ofereça café da manhã, monte almoços tipo piquenique e pule as bebidas no jantar.
Taxas de Entrada: Isso varia bastante, dependendo da cidade e de quanto você planeja fazer. As taxas de entrada podem variar de zero a muito pouco, para um lugar como as Dolomitas, até $50 a $100, para um dia muito movimentado em Roma ou Florença.
Diversos: Considere aproximadamente $50 por dia para taxas diversas, como táxi curto ou corridas de Uber, lembranças, etc.
Melhor Época para Ir à Itália
Primavera e outono são as melhores estações para visitar a Itália. O clima é geralmente agradável durante esse período. O verão é alta temporação, então espere multidões enormes de pessoas e acomodações mais caras. A Itália também pode ficar muito movimentada durante a Semana Santa e por volta do Natal.
Dicas Finais para sua Viagem
Estes roteiros pela Itália são um ótimo ponto de partida para criar seu próprio itinerário personalizado. Para mais dicas e truques para ajudá-lo a planejar a viagem perfeita, considere ler nosso artigo sobre 7 Coisas para Saber ao Planejar sua Primeira Viagem à Europa.
Para ver todos os nossos artigos sobre a Itália, dê uma olhada em nosso Guia de Viagem da Itália. Para mais roteiros incríveis na Europa e ao redor do mundo, visite nossa página de Roteiros de Viagem.
Se você tiver alguma dúvida sobre como planejar seus 10 dias na Itália, deixe nos comentários abaixo. Buon viaggio! (Boa viagem!)








